SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO
O que é
O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.
Constituem objetivos do Serviço de Apoio Domiciliário:
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Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
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Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
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Contribuir para a permanência dos utentes no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais;
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Promover estratégias de desenvolvimento da autonomia;
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Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades dos utentes, sendo estes objetos de contratualização;
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Facilitar o acesso a serviços da comunidade;
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Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores.
Serviços Prestados
O Serviço de Apoio Domiciliário assegura a prestação de um conjunto de atividades e serviços, designadamente:
a) Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;
b) Cuidados de higiene e conforto pessoal;
c) Tratamento da roupa do uso pessoal do utente;
d) Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
e) Assistência medicamentosa, sujeita à entrega de declaração médica comprovativa do estado de saúde e respeitando a guia de tratamento do utente;
f) Atividades de Animação e Socialização;
g) Aquisição de Bens e Serviços.
Candidaturas
A candidatura passa por uma entrevista entre o candidato com os seus familiares relevantes e o(a) Assistente Social ou Diretor(a) Técnico(a). O atendimento é sequencial, por ordem de chegada, realizado no Gabinete Técnico da ERPI, assegurando as devidas condições de confidencialidade, privacidade e conforto. Este atendimento tem como principais objetivos:
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Efetuar um levantamento inicial das condições sociofamiliares, através do preenchimento da Ficha de Inscrição, devidamente assinada pelos intervenientes na entrevista, na qual se lavra registo das informações prestadas, sendo confirmado o seu conteúdo por estes;
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Efetuar um levantamento inicial das necessidades do candidato e a entrega da documentação inerente ao ato de inscrição -consultar Boletim Informativo (a inscrição só é válida mediante a apresentação e entrega de todos os documentos).
Período de Funcionamento e Horário de Atendimento
1. O Serviço de Apoio Domiciliário funciona 365 dias por ano. De segunda-feira a domingo, incluindo feriados, entre as 07h30 e as 19h30 durante o verão e das 07h30 e as 19h00 no inverno.
2. Os serviços Administrativos da Instituição funcionam, todos os dias úteis, das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.
3. Os serviços Sociais e Humanos funcionam, todos os dias úteis, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. Sendo que as candidaturas (inscrições) decorrem diariamente, exceto ao fim de semanas e feriados, dentro dos mesmos horários.
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