top of page

ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS

Unidades Funcionais, Lar Feminino e Lar São José

O que é

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), é um estabelecimento que visa o alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para pessoas idosas em que sejam desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem. 

São destinatários  desta resposta social:

​a) Pessoas de ambos os sexos, de 65 anos de idade ou mais, cuja situação de dependência não lhe permita satisfazer as suas necessidades de vida diária;

b) Pessoas de ambos os sexos, de idade inferior a 65 anos que, por motivo de doença ou deficiência, não consigam satisfazer as suas necessidades básicas de subsistência.

c) A Estrutura residencial destina-se, ainda, a proporcionar alojamento em situações pontuais, decorrentes da ausência, impedimento ou necessidade de descanso do cuidador.

Serviços  Prestados 

1. A ERPI assegura a prestação de um conjunto de atividades e serviços, designadamente:

a) Alojamento; 

b) Nutrição e alimentação adequada, qualitativa e quantitativamente, aos utentes, sem prejuízo de dietas especiais em caso de prescrição médica;

c) Cuidados de higiene, imagem e conforto pessoal;

d) Tratamento de roupa;

e) Assistência medicamentosa, sujeita à entrega de declaração médica comprovativa do estado de saúde e respeitando a guia de tratamento do utente;

f) Cuidados primários de saúde (cuidados médicos e de enfermagem);

g) Atividades de Animação e Socialização.

2. A ERPI também pode prestar os seguintes serviços, sendo que estes não se encontram incluídos na comparticipação familiar ou mensalidade: Fisioterapia; Aquisição de fármacos e respetivos blisters semanais (individuais); Aquisição de produtos de incontinência (como, por exemplo: pensos higiénicos, fraldas, resguardos, entre outros); Aquisição  de produtos de apoio à realização dos cuidados de saúde e Aquisição de bens específicos de consumo pessoal.

Candidaturas

A candidatura passa por uma entrevista entre o candidato com os seus familiares relevantes e o(a) Assistente Social ou Diretor(a) Técnico(a). O atendimento é sequencial, por ordem de chegada, realizado no Gabinete Técnico da ERPI, assegurando as devidas condições de confidencialidade, privacidade e conforto. Este atendimento tem como principais objetivos:

  1. Efetuar um levantamento inicial das condições sociofamiliares, através do preenchimento da Ficha de Inscrição, devidamente assinada pelos intervenientes na entrevista, na qual se lavra registo das informações prestadas, sendo confirmado o seu conteúdo por estes;

  2. Efetuar um levantamento inicial das necessidades do candidato e a entrega da documentação inerente ao ato de inscrição -consultar Boletim Informativo (a inscrição só é válida mediante a apresentação e entrega de todos os documentos).

Período de Funcionamento e Horário de Atendimento

1. A Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas está em funcionamento permanente, 24h00, durante os 365 dias do ano.

2. Os Serviços Administrativos da Instituição funcionam todos os dias úteis, das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.

3. Os Serviços Socias e Humanos funcionam todos os dias úteis, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. Sendo que as candidaturas decorrem diariamente, exceto aos fim de semanas e feriados, entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h30 às 16h30.

Visitas

1. São permitidas visitas diariamente, incluindo ao fim de semana e feriados, mediante marcação prévia e consoante as regras estipuladas no Guião de Operacionalização de Visitas, Entradas e Saídas de Utentes na FVM.

2. As visitas devem ser previamente marcadas, com antecedência mínima de 24h00. O agendamento das mesmas é realizado nos dias úteis entre as 11h00 e as 12h30, através dos seguintes contactos telefónicos: 284 858 510; 968 539 144.

3. As visitas são realizadas, preferencialmente, entre as 10h30 e as 12h00 e das 16h00 às 17h00, no átrio da entrada do Lar Feminino e do Lar São José.

Endereço de Correio Eletrónico

senior@fvmpias.pt

bottom of page