top of page

Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa

06 de março de 2024

Sendo as doenças cardiovasculares reconhecidas como a principal causa de morte em Portugal, ao longo dos últimos anos, várias Instituições e Entidades têm vindo a reunir esforços para a consciencialização desta problemática, bem como para a criação de medidas e/ou ações que visam mitigar esta realidade.

O Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE) foi assim implementado pelo INEM, I.P., após a publicação do Decreto-Lei n.º 188/2009, de 12 de agosto, posteriormente alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 184/2012, de 8 de agosto, com o intuito de criar uma Rede de Desfibrilhação Automática Externa. Esta medida, implementada com o objetivo de garantir o reforço da cadeia de sobrevivência, veio permitir a instalação de Equipamentos DAE em determinados locais de acesso público, fora do contexto hospitalar.

A Fundação Viscondes de Messangil aderiu ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa do INEM, I.P., através de um protocolo estabelecido com a Cruz Vermelha Portuguesa, tendo obtido os requisitos para o licenciamento para a instalação de equipamento de DAE (Desfibrilhação Automática Externa) na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas – ERPI.

Uma vez que a Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa é uma entidade formadora certificada pelo INEM para a implementação de Programas de Desfibrilhação Automática Externa, cumprindo a legislação em vigor, e em parceria com a mesma, foi possível efetuar, até esta data, dois (2) cursos de formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE), abrangendo doze (12) trabalhadoras da Fundação, de forma a obterem a Certificação do INEM, para integrarem a rede de locais do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PN DAE), designadas à presente data como Operacionais de DAE.                        

A Fundação agradece ao senhor Domingos Pós-de-Mina Braga, residente em Pias, pelo Donativo efetuado para a aquisição do Desfibrilhador Automático Externo (DAE).                                      

 

“(…) de todas as missões no mundo, a de salvar vidas é a mais nobre.”

bottom of page