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SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

O que é

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

Constituem objetivos do Serviço de Apoio Domiciliário:

  1. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;

  2. Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;

  3. Contribuir para a permanência dos utentes no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais;

  4. Promover estratégias de desenvolvimento da autonomia;

  5. Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades dos utentes, sendo estes objetos de contratualização;

  6. Facilitar o acesso a serviços da comunidade;

  7. Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores.

Serviços  Prestados 

O Serviço de Apoio Domiciliário assegura a prestação de um conjunto de atividades e serviços, designadamente:

a) Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;

b) Cuidados de higiene e conforto pessoal;

c) Tratamento da roupa do uso pessoal do utente;

d) Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;

e) Assistência medicamentosa, sujeita à entrega de declaração médica comprovativa do estado de saúde e respeitando a guia de tratamento do utente;

f) Atividades de Animação e Socialização;

g) Aquisição de Bens e Serviços.

Candidaturas

A candidatura passa por uma entrevista entre o candidato com os seus familiares relevantes e o(a) Assistente Social ou Diretor(a) Técnico(a). O atendimento é sequencial, por ordem de chegada, realizado no Gabinete Técnico da ERPI, assegurando as devidas condições de confidencialidade, privacidade e conforto. Este atendimento tem como principais objetivos:

  1. Efetuar um levantamento inicial das condições sociofamiliares, através do preenchimento da Ficha de Inscrição, devidamente assinada pelos intervenientes na entrevista, na qual se lavra registo das informações prestadas, sendo confirmado o seu conteúdo por estes;

  2. Efetuar um levantamento inicial das necessidades do candidato e a entrega da documentação inerente ao ato de inscrição -consultar Boletim Informativo (a inscrição só é válida mediante a apresentação e entrega de todos os documentos).

Período de Funcionamento e Horário de Atendimento

1. O Serviço de Apoio Domiciliário funciona 365 dias por ano. De segunda-feira a domingo, incluindo feriados, entre as 07h30 e as 19h30 durante o verão e das 07h30 e as 19h00 no inverno. 

2. Os serviços Administrativos da Instituição funcionam, todos os dias úteis, das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.

3. Os serviços Sociais e Humanos funcionam, todos os dias úteis, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. Sendo que as candidaturas (inscrições) decorrem diariamente, exceto ao fim de semanas e feriados, dentro dos mesmos horários.

Endereço de Correio Eletrónico: 

senior@fvmpias.pt

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